Mercado de marketing: confira padlet com profissões promissoras de hoje e do futuro
Na última semana, acompanhei um tópico em um grupo do Facebook que me deixou bastante pensativa. O assunto era sobre desistir da comunicação devido aos problemas comuns da área, como baixos salários, falta de feedbacks e desvios de função.
Eu sei que esses problemas não são pontuais, se fossem, não haveria tantas reclamações, a maioria delas com razão. Porém, embora desistir e trocar de profissão seja uma opção (e eu não vejo demérito nenhum em quem opta por esse caminho), eu acredito veementemente que é possível tentar encontrar alternativas para seguir com a carreira. Uma delas é tentar acompanhar as tendências do mercado.
Eu fiz dois cursos de publicidade, um técnico e um bacharelado e, durante esses 6 anos de universidade, eu praticamente via os professores apresentando as seguintes profissões:
- diretor de arte;
- designer;
- redator;
- atendimento;
- planejamento;
- analista de marketing;
- editor de vídeo;
- e mídia.
Basicamente uma agência de publicidade e considerando meu curso isso faz sentido, não é? Porém, o que eu aprendi durante o curso me deu um background para eu me arriscar em diversas outras carreiras, caso eu queira ou precise. Não é porque eu me formei em publicidade que eu deva trabalhar com isso especificamente. De repetente, posso usar meu conhecimento para tentar outro caminho.
Marketing é uma área tão ampla e dinâmica, vai muito além dos cargos de sempre que conhecemos na faculdade. Constantemente, surgem novas posições de trabalho, que, por serem atuais, têm menos concorrência e podem ser mais valorizadas.
Confira o padlet com o guia de profissões. A intenção é de mantê-lo sempre atualizado. 🙂